
Hoje em dia, mais que em outros tempos, existe uma pequena parcela da população que busca algo além da proposta vida mundana que o mundo oferece. O famoso: alimentar-se, dormir e trabalhar.
Você, leitor, provavelmente é uma dessas pessoas, já que está lendo este artigo. Provavelmente tem algo dentro de você, que não te deixa ficar parado.
Deixe-me ser mais claro. Você sente:
Como se você tivesse que estar constantemente melhorando?
Como se parar não fosse uma opção?
Como que se houvesse sempre algo para melhorar e ser aperfeiçoado?
Se você já teve alguma dessas sensações, você já tem um impulso inato para o desenvolvimento pessoal.
Sim é isso mesmo!
Diferente da maioria das pessoas, que só está preocupada em ter aquela vida comum, você busca melhorar cada dia para ter uma vida melhor. Isso é fantástico!
Neste artigo, vou lhe passar alguns pontos para facilitar o equilíbrio nessa busca pelo desenvolvimento pessoal.
Continue comigo aprender como…
As áreas da vida
Dentro do mundo do desenvolvimento pessoal, os especialistas da área dividem a vida em 4 áreas, das quais cada uma delas, possui mais 3 áreas para desenvolvimento.
O nome dessa ferramenta, que ajudará você a ter uma visão melhor de toda a sua vida, é roda da vida. Essa ferramenta é muito usada para o desenvolvimento pessoal.
Mas nesse artigo vamos usá-la apenas como base para ajudar você no seu desenvolvimento pessoal.
No geral, essa ferramenta apresenta os seguintes níveis:
Quadrante 1: Pessoal
Divide-se em:
- Saúde
- Desenvolvimento Intelectual
- Equilíbrio Emocional
Quadrante 2: Profissional
Divide-se em:
- Realização e Propósito
- Finanças
- Contribuição Social
Quadrante 3: Relacionamentos
Divide-se em:
- Família
- Relacionamento Conjugal
- Vida Social
Quadrante 4: Qualidade de Vida
Divide-se em:
- Diversão e Criatividade
- Felicidade
- Espiritualidade
Nesse artigo, vamos trabalhar apenas o quadrante 1: pessoal, que te ajudará no seu desenvolvimento pessoal. Em outros artigos, podermos trabalhar as outras áreas.
Então, vamos seguir a sequência:
Saúde
Saúde segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) consiste em: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
Isso significa que não basta você não ter doenças, é preciso que você esteja pleno mentalmente, fisicamente e socialmente.
Isso significa que é necessário que haja disposição e vitalidade física em você para você ser uma pessoa saudável.
De que adianta ter um Doutorado em Neurologia, R$10 milhões na conta corrente, uma família linda, se você estiver de cama de depressão ou alguma outra doença incapacitante?
Alimentar-se bem, fazer exercícios físicos e descansar bem são atitudes muito necessárias para que você se desenvolva na área pessoal.
Exemplos para melhorar a área da saúde:
- Exercitar 15 minutos por dia de manhã todos os dias
- Ir numa nutricionista e seguir a dieta adequada
- Desligar o smartphone 30 minutos antes de ir para cama dormir.
Desenvolvimento Intelectual
Não se trata apenas de ser formado na faculdade ou ter um diploma que te dê reconhecimento em alguma área.
Trata-se de exercitar sua mente nas mais diversas áreas do conhecimento, pois de alguma maneira, o conhecimento de uma área acaba por facilitar o entendimento em outra.
Quantos livros você leu no último ano? Quantos documentários assistiu? E cursos, chegou a fazer algum? Quantos idiomas sabe? Estabeleça metas para isso!
Manter nossa mente ativa com conteúdos significativos é uma maneira para nos desenvolvermos intelectualmente.
Ao se abrir para novas ideias, você passa a ter novas possibilidades de solucionar problemas, já que possui diferentes visões da mesma coisa ou mais informações para usar a seu favor.
Exemplos para melhorar a área de desenvolvimento intelectual:
- Ler 1 livro por mês
- Aprender um idioma
- Fazer um curso EAD de mapas mentais
Equilíbrio Emocional
Como você reage diante de um “NÃO”? Ou diante de um desafio? A resposta que você dá a estas perguntas determina o nível do seu equilíbrio emocional.
Ter equilíbrio emocional não significa ser aquela pessoa “morta” com cara de anjo o tempo que não reage a nada. Isso é ser passivo. É uma forma de desequilíbrio disfarçado também.
O ponto aqui é como você se porta diante das situações da sua vida. Como vítima ou como responsável? Como alguém que resolve ou como alguém que busca ser salvo pelos outros?
Você é aquela pessoa que explode diante de qualquer frustração ou sabe lidar com as emoções próprias sem ferir a si mesmo e aos que estão a sua volta?
Esse é um dos pontos chaves para se desenvolver, pois sem um emocional maduro e equilibrado, não poderemos prosseguir para novas situações, as quais inevitavelmente gerarão novos desafios.
Exemplos para melhorar a área do equilíbrio emocional:
- meditar 10 minutos por dia
- fazer psicoterapia
- ler livros de autoajuda
Bem, leitor, neste artigo eu procurei quebrar o desenvolvimento pessoal em várias partes para facilitar o seu entendimento e o seu estabelecimento de metas e objetivos para alcançá-lo cada vez mais.
Se você gostou desse conteúdo, curta e compartilhe com seus amigos!